Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vai renovar aluguel em junho? Saiba negociar

Na soma de 12 meses, encerrando a contagem em maio (2011), o Índice Geral de Preço – Mercado (IGP-M), que reajusta a maioria dos contratos de aluguel no País, acumulou alta de 9,77%. Significa que os contratos de locação reajustados com base nesse índice, com vencimento em junho, terão acréscimo de quase 10%.
Para quem pretende renovar o contrato de locação, negociar é uma ótima prática. A começar, o IGP-M não é o único índice que pode ser utilizado para reajustar aluguel. Também podem ser utilizados o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), que no mesmo período de 12 meses, acumularam alta em torno de 6,5%.
Sendo o IGP-M o indexador apontado no contrato, negocie com o proprietário do imóvel para substituí-lo. Faça o mesmo se decidir mudar do imóvel, e celebrar um contrato novo.
Algumas imobiliárias (algumas, não muitas) praticam para os reajustes dos contratos de aluguel a média aritmética dos principais índices (IGP-M, IPCA e INPC). Pode não ser o ideal, mas o resultado, pelo menos nos últimos três anos, vem se mostrando menor do que quando é utilizado unicamente o IGP-M. Será a segunda carta na manga para a negociação, caso o primeiro argumento não seja aceito.
Um bom auxiliar para a negociação é o conhecimento sobre o mercado de locação, na região onde está o imóvel. Pesquise junto às imobiliárias sobre preços, tempo médio em que os imóveis ficam desocupados, se há muitos imóveis para alugar e tudo o mais que permita somar argumentos para a negociação.
Um dos grandes argumentos para negociar está em você mesmo. Sendo um inquilino pontual e cuidando corretamente do imóvel – no que lhe cabe, certamente o proprietário quer a sua permanência. A negociação, quando bem encaminhada, traz benefícios tanto ao locatário, como ao locador.

fonte r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário